Tanto na saúde quanto na estética, os seios merecem atenção. Por isso, não poderia deixar de abordar essa região que é a mais feminina do corpo da mulher. Veja a seguir como deixar os seios mais firmes, bonitos e saudáveis para dar aquele “up” na sua autoestima!
Quais cuidados para conseguir seios mais firmes?
Dar à luz, amamentar, e, claro, o avanço da idade, contribuem para uma perda de elastina e colágeno, deixando mais óbvios os efeitos da gravidade. E seus seios não conseguem escapar do fenômeno.
Além disso, existe a questão genética. Se sua mãe tem os seios caídos, suas chances de apresentar o fenômeno é ainda maior. No entanto, alguns comportamentos do dia a dia intensificam ainda mais os efeitos devastadores para a sua estética.
Acompanhe algumas recomendações de como prevenir a queda dos seios e mantê-los firmes por mais tempo.
Alimentação balanceada
Por serem as mamas compostas por tecido mamário e por gordura, a alimentação tem uma forte relação com o tamanho e a firmeza dos seios.
Além de evitar a farinha branca, o açúcar e as frituras, também é necessário estimular o corpo a produzir colágeno para que a pele fique mais firme e capaz de sustentar o peso.
Alimentos ricos em proteínas e em vitamina C são essenciais para a síntese do colágeno, assim como a ingestão de óleos não saturados que vão evitar o ressecamento da pele.
Se você tem dúvidas quanto à sua alimentação, procure uma nutricionista de confiança que possa indicar, de acordo com sua rotina e necessidades, o equilíbrio na balança alimentar.
Controle do peso
Perder muito peso ou emagrecer e engordar a toda hora – o famoso “efeito sanfona” que mencionamos lá em cima – pode prejudicar a elasticidade da pele. Pois com isso, ela não retrai mais e fica fina, frouxa e distendida, levando à flacidez.
Mas é preciso destacar que, como a área mamária não possui músculos, os exercícios físicos não têm capacidade de levantar os seios. Porém, um estilo de vida saudável, contemplando atividade física, ajuda a controlar a composição corporal, diminuir o nível de gordura e assim controlar o tamanho e peso dos seios.
Distância do cigarro
Para as mulheres que fumam está aí mais um motivo para encerrar este vício. O cigarro possui toxinas que têm o poder de quebrar uma proteína constituinte da pele chamada elastina, que é o que confere à pele a elasticidade, possibilitando a sustentação dos seios. Ou seja, fumando, você se torna uma aliada da gravidade e acelera a queda dos seus seios.
Hidratação
Apesar de cada mulher ter uma genética, umas com seios grandes, outras com médios e outras com pequenos, para deixá-los mais firmes e prevenir a flacidez, é muito importante hidratar a região com um creme firmador especial, que vai ao mesmo tempo hidratar a pele e estimular o colágeno e a elasticidade das fibras.
Além de prevenir as estrias na região, massagear os seios com a ajuda de um hidratante, que pode ser em gel ou creme, também evita que a pele perca água. E lembre-se de ingerir bastante água também! Assim a hidratação virá de dentro para fora.
Usar sutiã
Essa é a dica principal. A gravidade é constante e cruel. O uso do sutiã minimiza o efeito da força de gravidade sobre o tecido mamário, protegendo as fibras elásticas e colágenas do estresse de estiramento contínuo. Este é um efeito a longo prazo, portanto o uso diário de sutiã deve ser um hábito para as mulheres com mamas naturais.
Deixando os seios mais firmes com método eficaz
Apesar dos cuidados e de todos os processos que citamos para retardar a queda dos seios, somente a cirurgia plástica, com ou sem implantes de silicone, pode resgatar mamas caídas – e também, sua autoestima.
Isso porque, muitas mulheres sentem-se insatisfeitas com o tamanho, formato e firmeza dos seus seios, e ao se depararem com a dificuldade de conseguir bons resultados com outros métodos, acabam recorrendo à cirurgia de prótese de mama. O resultado disso? Mais autoestima e qualidade de vida – uma vez que não se privam mais pela insegurança com o próprio corpo.
Quais procedimentos levantam os seios?
Mastopexia
A Mastopexia é a cirurgia para levantar e melhorar a estética da mama. Correção de queda, flacidez, reposicionamento da aréola, melhora da forma e ajuste de volume são alguns dos resultados alcançados.
Lembrando que o uso da prótese mamária pode ser associado para ganho de volume, e melhor definição do colo e firmeza nos seios (falamos um pouco dele abaixo).
Mamoplastia de Aumento
A Mamoplastia de Aumento ou cirurgia de prótese de mama/prótese de silicone é uma excelente opção para quem deseja aumentar o tamanho e dar mais firmeza aos seios.
Não é à toa que é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo.
Mamoplastia Redutora
A Mamoplastia Redutora é a cirurgia para redução do tamanho e também é capaz de corrigir a flacidez e queda de mamas muito grandes. Nesse procedimento, todo o excesso de pele, tecido glandular e gordura são removidos e as mamas são levantadas.
É a cirurgia ideal para mulheres que sofram com sintomas como dor nas costas e pescoço, desconforto nos ombros pelo peso no sutiã, desconforto na realização de atividades físicas e assaduras na pele por exemplo.
A cirurgia traz como resultado, seios de tamanho proporcional, sem queda e livre de dores.
Para saber mais sobre esse procedimento, leia também Como diminuir os seios!
Autoestima
As cirurgias plásticas costumam ter um impacto positivo em relação às pessoas que realizaram algum procedimento. Além de transformar alguma parte do corpo que causa certo incômodo, são capazes de devolver a autoestima da mulher, pois nossa silhueta é um elemento-chave da feminilidade.
Mas é preciso cuidado na escolha da clínica e profissional para realizar qualquer procedimento, afinal, sua saúde sempre em primeiro lugar.
Para saber a opção mais indicada para o seu caso!