O que é?
Sabe aquela gordurinha localizada que insiste em ficar no seu abdome, braços, coxas e flancos? Muitas pessoas fazem dietas e exercícios físicos, até conseguem perder peso, mas aquela gordura localizada não vai embora.
Nesses casos, a Lipoaspiração pode te ajudar. No entanto, você já parou e pensou: essa gordurinha poderia ir para o bumbum, né?
Sim, isso é possível. O nome desse procedimento é Lipoescultura, ela envolve a combinação de técnicas da Lipoaspiração e Lipoenxertia.
A Lipoaspiração retira o excesso de gordura e, depois de retirada e tratada, é usada para preencher e esculpir outras áreas do corpo, como os glúteos.
Para que serve?
A Lipoescultura é a cirurgia plástica que reduz o volume de gordura corporal em áreas localizadas e aproveita a gordura retirada para remodelar áreas do corpo que precisam de aumento de volume. Dessa forma, é possível proporcionar ao paciente um melhor contorno corporal.
Muitas pessoas acreditam que a Lipoescultura é usada para perder peso, sendo que ela oferece mudanças na silhueta corporal e não na balança.
Para quem é indicada?
A Lipoescultura é indicada para pacientes que sofrem com o acúmulo de gordura localizada e que possuem áreas que precisam de preenchimento (falta de tecido gorduroso).
Indicada para:
- Pacientes que tentaram eliminar a gordura localizada por meio de dietas e exercícios físicos, mas não conseguiram;
- Pacientes com pele firme e elástica;
- Pacientes um pouco acima do peso, mas com expectativas reais de resultado;
- Pacientes que possuem pequenas áreas de depressão de pele, que podem ser resolvidas com o preenchimento, como os glúteos.
É importante lembrar que o procedimento não serve para perda de peso, por isso, o ideal é que o paciente esteja dentro do peso ideal e realize a Lipoescultura somente para remodelar o corpo.
Como funciona a cirurgia?
Antes de explicar como é realizada a Lipoescultura, é preciso lembrar da importância de realizar o procedimento com um cirurgião especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e sempre dentro de um hospital.
Isso porque, como em toda cirurgia, pode haver complicações. Estar em um ambiente hospitalar significa ter à disposição todos os equipamentos e equipe necessários para o caso de algum incidente.
A Lipoaspiração é o primeiro processo da cirurgia. O médico-cirurgião vai introduzir cânulas através da pele do paciente até chegar no tecido adiposo (camada que vem logo depois da pele), local onde a gordura será aspirada.
Em seguida, a gordura é tratada, purificada e concentrada para ser enxertada em outras áreas que precisam de preenchimento (sulcos da face, glúteos, entre outros). De toda gordura enxertada, 40% é reabsorvida pelo corpo.
Anestesia: depende da área a ser operada e da quantidade de gordura a ser aspirada. Anestesia local, local com sedação ou geral.
Tempo de internação: varia de 12 a 24 horas, depende da extensão do procedimento.
Cuidados pré-operatórios
Depois de realizar todos os exames e tirar todas as dúvidas com o médico-cirurgião, é hora de agendar sua Lipoescultura e seguir algumas recomendações até lá.
- Suspenda o consumo de remédios que possuem ácido acetilsalicílico (AAS) em sua composição, como Doril, Aspirina, Engov, entre outros, por pelo menos 15 dias de antecedência;
- Suspenda o uso de anticoagulantes 15 dias antes da cirurgia;
- Suspenda o uso de anticoncepcionais 30 dias antes da cirurgia;
- Suspenda o tabagismo por pelo menos 15 dias de antecedência;
- Evite bebidas alcóolicas e alimentos pesados no dia que antecede a cirurgia;
Programe suas atividades domésticas, sociais ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por pelo menos 2 semanas.
Cuidados pós-operatórios
Alguns cuidados pós-operatórios são fundamentais para alcançar o resultado definitivo:
- Use a cinta modeladora para ajudar a comprimir e reposicionar o tecido descolado com a Lipoaspiração. O uso da cinta elástica é constante e deve ser usada durante os primeiros 30 dias (ou o período determinado pelo médico);
- Evite esforços por 30 dias;
- Evite o consumo de remédios que possuem ácido acetilsalicílico (AAS) em sua composição, como Doril, Aspirina, Engov, entre outros, por pelo menos 15 dias de antecedência;
- Alimentação normal, salvo em casos especiais;
- Compareça a todas as consultas de retorno para o cirurgião avaliar seu processo.
Resultados definitivos
Logo de início, é comum o corpo apresentar edemas (inchaços) e manchas arroxeadas. Alguns pacientes poderão apresentar esses sintomas um pouco mais do que outros, mas geralmente eles desaparecem em cerca de 21 dias.
Após a Lipoescultura, já é possível observar alguns resultados, no entanto, como a região ainda está dolorida e inchada, os resultados começam a ser notados após 3 ou 4 meses de cirurgia.
Dúvidas frequentes
Como ficam as cicatrizes?
As cicatrizes são pequenas, cerca de 5 a 10 mm, e ficam escondidas sob a marca do biquíni, dentro do umbigo ou no sulco mamário, sendo pouco notadas.
A drenagem linfática é realmente necessário?
O dreno é necessário quando existe a necessidade de grande retirada de gordura, pois nos primeiros dias há grande quantidade de secreção.
O pós-operatório é doloroso?
Depende muito da sensibilidade de cada paciente. A sensação mais comum é a de um desconforto por conta do inchaço e dor quando a área é pressionada. Essa dor pode ser amenizada com simples analgésicos receitados pelo cirurgião plástico.
Quando os pontos são retirados?
Cerca de 14 dias após a operação.
Indicação:
É indicada para pessoas saudáveis que se sentem incomodadas com a sua silhueta.
Anestesia:
Peridural com sedação.
Tempo de Internação:
Varia de 12 horas à um dia, pois depende do tamanho da área em que a cirurgia foi realizada.
Pós Operatório:
É importante não fazer nenhum exercício físico intenso e usar a cinta compressiva por um mês e meio aproximadamente, dependendo da recomendação médica.
Resultado Definitivo:
O resultado definitivo ocorre de de 6 meses a 1 ano, devido à redução do inchaço e da inflamação.
Complicações:
São raras, mas podem aparecer seromas, que são locais de acúmulo de líquido semi transparente que, se não for aspirado, pode endurecer e formar uma encapsulado que deixa o local duro e com uma cicatriz feia.
Sobre o Dr Enio
Tenho formação completa pela USP e, desde então, dedico minha vida à cirurgia plástica. Sempre prezo pelos detalhes, segurança e acompanhamento especial de cada paciente.