O QUE É?

 

A reconstrução de mama é um procedimento que, através da cirurgia plástica, molda o seio para trazer o mesmo “formato” que ele tinha antes da mastectomia – cirurgia de remoção da mama.

São combinadas algumas técnicas de cirurgia e através de expansão de tecido e enxertos, a mama é reconstruída, devolvendo ao corpo a simetria e o contorno próximos ao que eram antes da remoção.

COMO É

 

No procedimento cirúrgico podem ser recomendadas anestesia intravenosa ou anestesia geral.

Na maioria das vezes é necessário combinar técnicas de expansão do tecido da região para que ele sustente a prótese mamária. Algumas regiões do corpo da paciente podem ser usadas como doadores de tecido e músculo para a reconstrução.

O retalho fornece o músculo e o tecido necessários para cobrir e sustentar o implante mamário. Enxertos são utilizados para reconstruir o mamilo da paciente.

PRA QUEM É

 

Depois de passar por um câncer ou outras doenças, muitas vezes é indicada a retirada da mama como forma preventiva ou de cura, então essa cirurgia é indicada para mulheres que, por diversas situações, tiveram que fazer a mastectomia.

Como a retirada do seio é uma situação que afeta diretamente a confiança das mulheres, fazer esse procedimento é um modo de recuperar a autoestima e a qualidade de vida.

PÓS OPERATÓRIO

 

A paciente deve seguir a risca as indicações dos médicos, já que esse é um período muito importante para a boa acomodação de pele. Será recomendado usar um sutiã próprio para a cirurgia e um dreno pode ser colocado para retirar o excesso de líquido.

Como os movimentos com o braço ficam bastante limitados no início, é bom ter alguém que possa ajudar em situações como tomar banho e pentear os cabelos.