Toxina Botulínica

Mudar é preciso e você merece se amar mais do que nunca!

O que é

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma proteína resultante da bactéria Clostridium Botulinum, a mesma bactéria que causa o botulismo. A toxina botulínica industrializada passa por um processo de purificação e é injetada em doses que não causam a doença.

A toxina botulínica é aplicada no músculo facial e causa o relaxamento da região, o que diminui as rugas e marcas de expressão presentes na área. A vigilância sanitária determina as possibilidades de uso da substância para cada país. Em 1992, a Anvisa aprovou o Botox como a primeira toxina botulínica registrada no Brasil.

Desde então, essa substância recebeu cada vez mais atenção e começou a ser usada para fins estéticos e terapêuticos.

Para que serve

A Toxina Botulínica no uso estético é indicada para suavizar rugas e linhas de expressão do rosto. É mais usada nas rugas da testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) e nos pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos).

A principal motivação para o paciente decidir fazer o Botox é o incômodo que as rugas causam nele. Quando comparado com cremes para rugas e outros cosméticos, o Botox traz resultados mais visíveis em um período de tempo menor. Mas, a indicação do Botox deve ser feita por um médico.

Com o passar dos anos, é normal que apareçam rugas e marcas de expressão no rosto. Elas podem surgir devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação, tabagismo, estresse, entre outros.

O principal fator que faz surgir rugas no rosto é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as linhas e marcas de expressão, tanto na testa quanto ao redor dos olhos.

Tipos

Existem diversos nomes para a toxina botulínica, mas Botox é o mais popular. Ela possui os seguintes subtipos: A, B, C1, D, E, F e G. A Toxina do tipo A é utilizada na medicina por ser a mais potente e a menos agressiva para o corpo humano.

A toxina possui outros nomes comerciais, como: Dysport, Xeomin, Botulifit, OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®), RimabotulinumtoxinB (Myobloc® – não está disponível no Brasil), IncobotulinumtoxinA (Xeomin®).

Como é feito

A toxina botulínica é comercializada através de frascos em forma de pó, o que torna necessária a diluição com soro fisiológico. Após isso, é injetada na região a ser tratada mantendo uma distância de 1.5cm de um ponto para outro. A aplicação é quase indolor; provoca apenas um incômodo no paciente.

Quando o Botox é injetado nas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, ela bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, o que impede a contração dos mesmos.

Vale lembrar que esse bloqueio, apesar de ser irreversível, é temporário, já que o organismo constrói novas vias de transmissão depois de determinado tempo.

Cuidados antes e depois

Não há idade para realizar a aplicação de toxina botulínica, mas é recomendado que o procedimento seja feito após os 25 anos ou quando as rugas e/ou linhas de expressão começam a incomodar.

O Botox é contraindicado para pacientes que tenham alergia a algum componente que esteja presente em sua fórmula. Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias – pessoas que utilizam medicamentos como aminoglicosídeos e drogas que interferem na transmissão neuromuscular – e mulheres grávidas ou que estejam amamentando também não devem realizar o procedimento.

Após a aplicação do Botox, o paciente pode retornar às atividades normais imediatamente. É importante que o paciente não esfregue ou massageie as áreas que foram aplicadas a substância, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do rosto.

Podem provocar alguns efeitos colaterais, como:

• Hematomas e dor no local da injeção;
  • Dor de cabeça;
  • Vermelhidão;
  • Sintomas de gripe;
  • Fraqueza facial temporária.
woman-avatar

Indicação:

É indicado para o tratamento tanto de rugas estáticas quanto dinâmicas.

injection

Anestesia:

Tópica (pomada anestésica) e compressão gelada para redução da sensibilidade.

alarm-clock

Tempo de Internação:

Não possui, mas o tempo de duração da aplicação do procedimento é bem curto e tranquilo.

medical-notes-symbol-of-a-list-paper-on-a-clipboard

Pós Operatório:

Não é necessário nenhum tipo de afastamento, podendo-se voltar às atividades normais no mesmo dia.

drugs

Resultado Definitivo:

Inicia-se após 3 dias com até seis meses de duração.

hospital-buildings

Complicações:

Traz poucos e raros efeitos colaterais. Dos efeitos mais comuns destaco: Possíveis equimoses (“mancha roxa”, popularmente: “hematoma”), que são leves e desaparecem rápido; Dor de cabeça; Ptose palpebral (queda da pálpebra): é rara, ocorrendo em menos de 1% dos casos.

Resultados

O paciente nota uma mudança no rosto de dois a cinco dias após a aplicação, mas o resultado final só fica totalmente visível duas semanas depois do procedimento. De quatro a seis meses depois, pode ser necessário o retoque da aplicação.

O Botox é igual o preenchimento facial?

Não. O Botox suaviza rugas e marcas de expressão por meio do relaxamento do músculo, e o preenchimento é uma injeção de ácido hialurônico para preencher rugas e sulcos faciais. Os dois têm como finalidade combater o envelhecimento da pele, mas são completamente diferentes.

A aplicação dói?

Não. Por serem utilizadas agulhas bem finas, o procedimento é quase indolor. Para pessoas mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local.

O rosto fica sem expressão?

Não. O Botox apenas relaxa os músculos da região escolhida. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem, mas a expressão facial continua a mesma.

O Botox é indicado apenas para corrigir rugas?

Não. Além da correção das rugas, o Botox também é indicado para correção de estrabismo, blefaroespasmo (contração involuntária da pálpebra), distonia (contrações musculares involuntárias), espasticidade (distúrbio motor) e hiperidrose (suor excessivo).

É possível substituí-lo por cremes anti-idade?

Não. Os cremes anti-idade são extremamente benéficos para a pele, mas nenhum deles relaxa o músculo e proporciona a suavização das rugas. Ambos são tratamentos que visam atrasar o envelhecimento da pele, portanto um não deve substituir o outro.

Pode ser utilizado para aumentar os lábios?

Não. O Botox serve para relaxar a musculatura onde a toxina está sendo injetada, tratando apenas rugas de expressão.

O Botox vicia?

Não existe nenhuma evidência de que o Botox cause algum tipo de dependência ou vício.

Deixa a boca torta?

Se for aplicado de maneira correta, isso não vai acontecer. Mas, se for aplicada uma quantidade maior do que a necessária da toxina botulínica em áreas que podem ter relação com os músculos da boca, ela poderá ficar torta.

Pode substituir a cirurgia plástica?

O Botox pode complementar a cirurgia plástica, deixando-a menos agressiva. As aplicações podem atrasar a necessidade de uma cirurgia, pois, além de suavizar as rugas de expressão, ele pode prevenir o surgimento de novas.

Sobre o Dr Enio

Tenho formação completa pela USP e, desde então, dedico minha vida à cirurgia plástica. Sempre prezo pelos detalhes, segurança e acompanhamento especial de cada paciente.