No corpo da mulher, especificamente os seios e toda a região do colo, expressam a sua feminilidade. Não é à toa que a região esteja na lista das insatisfações de algumas delas. Mas hoje, com tanta modernidade e segurança, é possível ter um seio bonito, durinho e em pé com a Cirurgia Plástica. Veja o que é Mamoplastia e como ela pode te ajudar a ter os seios dos sonhos!
O que é Mamoplastia?
Nos últimos posts falamos dos muitos problemas, além dos estéticos, que mulheres com seios grandes sofrem, como a possibilidade de desenvolverem dores na coluna, problemas de postura, entre outros.
Por isso, diminuir os seios, muitas vezes, pode ser não só uma questão de beleza, mas também de saúde.
Há também aquelas que sofram com flacidez e busquem artifícios para deixar os seios mais firmes.
Conhecida como a plástica dos seios, a Mamoplastia é desenvolvida para atingir o objetivo da mulher. Seja aumentando o seu tamanho, modificando seu formato ou os diminuindo e tratando a queda, de maneira a deixar os seios mais harmoniosos, bonitos e firmes.
Agora que você já sabe do que se trata a Mamoplastia, conheça agora os tipos e identifique qual a melhor opção para o seu caso.
Tipos de Mamoplastia
Mamoplastia de Aumento (Prótese de Mama)
- O que é
A cirurgia plástica de aumento de mama (ou Mamoplastia de aumento) é um procedimento de inclusão de prótese nos seios (silicone).
O formato (redondo, anatômico, cônico), perfil (moderado, super moderado, alto, super alto), textura (liso, texturizado, poliuretano) e a relação entre base, projeção e volume são as principais características dentre as variáveis na escolha da prótese, a qual é feita mediante avaliação criteriosa e de acordo com o biotipo e com o resultado desejado pela paciente.
- Como é feito
A prótese de mama pode ser inserida através de três lugares diferentes: pela aréola (periareolar), no sulco da mama (sulco inframamário) ou através da axila (axilar).
A prótese pode ser posicionada em 3 planos, abaixo da glândula (subglandular), abaixo da fáscia muscular (subfascial) ou abaixo do músculo peitoral (submuscular). Cada plano tem suas vantagens e a escolha é personalizada de acordo com o biotipo e resultado desejado pela paciente.
A anestesia usada pode ser local com sedação ou geral, dependendo da recomendação médica e opção da paciente. A alta hospitalar pode ser no mesmo dia ou na manhã do dia seguinte.
- Indicação
Geralmente são as mulheres que têm seios pequenos que recorrem à cirurgia para colocação de implante de silicone nos seios. Embora muitas também busquem aumentar as mamas para enrijecer e porque seios maiores estão associados à sensualidade.
- Pós-operatório
Durante o pós operatório é necessário uso do sutiã cirúrgico, que sustentará a mama durante o período de cicatrização. Os movimentos e esforços com os braços devem ser evitados, assim como o ato de dirigir, durante as primeiras três semanas. Conforme a evolução, a paciente vai progressivamente retornando às suas atividades.
- Resultado
O aumento e firmeza das mamas é notado imediatamente após a cirurgia, e o resultado definitivo acontece entre 3 a 6 meses.
Mamoplastia Redutora
- O que é
A Mamoplastia Redutora é a cirurgia para redução do tamanho e correção da flacidez e queda de mamas muito grandes. Toda a pele, tecido glandular e gordura em excessos são removidos e as mamas são levantadas.
- Como é feito
A incisão é feita ao redor da aréola (o que permite levantá-la e reposicioná-la) e na parte inferior da mama. Todo o excesso de pele e tecido glandular e gorduroso é demarcado e removido. A partir daí, o tecido glandular remanescente é trabalhado e reestruturado em uma forma firme e levantada.
- Indicação
Mulheres que possuem mamas excessivamente grandes são as principais candidatas à Mamoplastia Redutora. Sintomas como dor nas costas e pescoço, desconforto nos ombros pelo peso no sutiã, desconforto na realização de atividades físicas, assaduras na pele são alguns dos mais frequentes.
- Pós- operatório
No pós-operatório é necessário o uso do sutiã cirúrgico por cerca de 2 a 3 meses. A recuperação é relativamente tranquila, devendo-se evitar movimentos e elevação dos braços, dirigir, pegar peso e realizar atividades físicas nas primeiras 3 semanas. Após esse período a paciente vai gradualmente retornando às atividades conforme as orientações médicas. Exposição ao sol deve ser evitada nos primeiros 3 meses.
- Resultado
A Mamoplastia Redutora traz um resultado com seios de tamanho proporcional e sem queda.
Mastopexia
Há ainda uma outra opção de Cirurgia Estética para os seios, chamada de Mastopexia, cujo os principais objetivos estão: Correção de queda, flacidez, ajuste de volume (aumentar, manter ou diminuir) e melhora da forma.
O uso da prótese mamária pode ser associado para ganho de volume, e melhor definição do colo e firmeza nos seios.
Para saber mais, continue lendo Como é realizada a Mastopexia aqui.
Você está pronta para uma Cirurgia Plástica?
A busca pela beleza ideal ou por mais qualidade de vida podem impulsionar uma pessoa a fazer mudanças corporais para corrigir ou melhorar alguma parte do corpo que não a satisfaz.
A cirurgia plástica é a ferramenta, em muitos casos, mais eficaz e procurada para proporcionar melhora no bem-estar e autoestima das pessoas.
Deve-se lembrar, no entanto, que a maior influência para se fazer uma cirurgia plástica precisa partir do seu interior, da sua vontade e não das expectativas alheias, uma vez que o corpo é seu e é você quem vai carregar as mudanças.
Para tirar mais dúvidas sobre a Cirurgia de Mamoplastia e o momento certo para se dar uma mudanças dessas de presente, continue acompanhando o blog.