Lipoaspiração

O que é?

Você se incomoda com as gordurinhas localizadas, principalmente na região da barriga? Eu te entendo e sei o quanto essa situação pode afetar sua autoestima. Para te ajudar com essa questão, existe a lipoaspiração.

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que retira as gorduras subcutâneas, ou seja, aquelas que ficam sob a pele. Durante a cirurgia é removido o tecido adiposo (gorduroso) do corpo do(a) paciente, o que situa o contorno corporal e proporciona uma aparência mais magra.

O principal objetivo da lipoaspiração não é causar o emagrecimento, portanto não deve ser vista como uma alternativa eficaz para celulite ou obesidade. Por isso, os candidatos para realizar o procedimento devem ser saudáveis e estar perto do peso ideal.

Para que serve?

O principal foco da lipoaspiração é melhorar o contorno corporal e deixá-lo modelado. Ela é indicada para homens e mulheres que desejam eliminar gorduras localizadas no abdômen, cintura, costas, flancos, culotes e coxas.

Por questão de segurança, é estipulado um limite de gordura que pode ser retirada. Em alguns casos é recomendado que o paciente perca peso antes da cirurgia para obter um resultado final mais satisfatório.

Para quem é indicada?

Como já dito acima, a lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento, mas sim de definição do contorno corporal. O candidato ideal para lipoaspiração deve ser:

  • Adultos com 30% do seu peso ideal, que possuem a pele firme e com tônus muscular adequado;
  • Não fumantes;
  • Pessoas que não possuam doenças crônicas e/ou autoimunes.

Como funciona?

Antes da cirurgia, é aplicada uma anestesia local para vetar a dor do paciente. Após essa anestesia, o cirurgião prepara uma solução com soro e adrenalina e a injeta na região escolhida.

Em seguida, é realizada uma incisão abaixo do umbigo e, através dela, é inserida uma cânula para aspirar a gordura e modelar o corpo. Após todo o procedimento ser realizado, as incisões são fechadas com sutura. O paciente deve usar uma malha de compressão para controlar o inchaço e reduzir o acúmulo de líquidos.

Indicação:

Homens e mulheres que apresentam gorduras localizadas são os principais candidatos para lipoaspiração.

Anestesia:

Para áreas localizadas pode ser feito anestesia local (Hidrolipo), anestesia local com sedação, peridural ou anestesia geral.

Tempo de Internação:

Pode ser de 12h ou 24h, dependendo do tamanho da cirurgia.

Pós Operatório:

O uso da cinta modeladora e a drenagem linfática especializada pós-operatória são fundamentais, sendo necessário de 10 a 20 sessões, de acordo com a extensão e volume da lipoaspiração. Deve-se evitar exposição solar nesse período.

Resultado Definitivo:

O resultado definitivo ocorre entre 3 a 6 meses.

Complicações:

São raras, mas pode ocorrer: hematoma, infecção, extrusão da prótese, contratura da cápsula e problemas anestésicos.

Resultados

Após a cirurgia, além da perda de peso, o paciente fica com o corpo mais delineado e a cintura mais definida.


Porém, os resultados definitivos só podem ser notados após seis meses. Seguir as recomendações médicas fará com que o paciente mantenha os resultados por mais tempo. O ganho de peso pode reverter os resultados da lipoaspiração.

Cuidados pré-operatórios

Antes da lipoaspiração, é recomendado que o paciente faça uma série de exames de sangue para ter certeza de que não correrá riscos durante a cirurgia. Nos dias anteriores ao procedimento, ele deve:

  • Ficar em jejum durante oito horas antes da cirurgia;
  • Tomar a medicação habitual normalmente, com exceção de anticoncepcionais, anticoagulantes e medicamentos que possuem AAS em sua composição, que devem ser evitados 15 dias antes;
  • Fazer dieta líquida nos dois dias anteriores ao procedimento.

Além disso, se o paciente estiver sofrendo algum incômodo no dia da cirurgia, o médico deverá ser consultado imediatamente.

Cuidados pós-operatórios

Após a cirurgia, é normal que o paciente sinta um pouco de dor e fique com o corpo inchado. Por conta disso, é necessário o uso da malha de compressão, além dela, existem as seguintes orientações:

  • É recomendado evitar esforço por oito dias;
  • Evitar exposição solar ou friagem durante 30 dias;.
  • É fundamental que o paciente compareça em todas as consultas de retorno para saber se o processo de cicatrização está indo bem;
  • É recomendado também que o paciente ingira mais refeições ricas em proteínas, frutas, verduras e legumes, além de beber muita água;
  • Atividades físicas e caminhadas são recomendadas apenas após dois meses.
Que tipo de anestesia é usada?
Depende da quantidade de gordura e extensão da área escolhida para realizar o procedimento. Pode ser a local com sedação, peridural ou geral.
As cicatrizes são grandes?
As cicatrizes da Lipoaspiração são pequenas, variando de 5 a 10 mm. São colocadas em áreas escondidas para serem pouco notadas.
Quanto tempo dura a cirurgia?
Depende da extensão da área e da quantidade de gordura que será retirada. Pode durar de uma a cinco horas.
Qual é o período de internação?
Pode ser de 12h ou 24h, dependendo do tamanho da cirurgia.
Por quanto tempo devo usar a cinta no pós-operatório?
A cinta de compressão deve ser usada por um mês e meio após a cirurgia.
O pós-operatório da Lipoaspiração é muito doloroso?
Depende do paciente. A sensação mais comum é a do desconforto causado pelo inchaço e dor quando a região operada é pressionada. Essas dores são facilmente tratadas através de analgésicos receitados pelo cirurgião.
Quando são retirados os pontos?
Os pontos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia.

Sobre o Dr. Enio

Tenho formação completa pela USP e sou membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Sempre prezo pelos detalhes, segurança e acompanhamento especial de cada paciente.

Blog