Fios de suspensão

O que é?

Ao longo dos anos, é natural que os tecidos do rosto percam o volume e a elasticidade. Devido à ação da gravidade, eles formam rugas, flacidez, sulcos e bolsas, deixando a pessoa com uma aparência mais envelhecida.

Se você se queixa desses problemas, saiba que eu posso te ajudar a reposicionar essas estruturas do rosto, com o objetivo de deixar a pele lisa e rejuvenescida através dos fios de suspensão.

Os fios de suspensão são literalmente fios bem finos feitos de ácido polilático ou polidioxanona (PDO), que estimulam a produção de colágeno. Eles podem ser lisos, com cones ou escarpas.

Essa técnica é o quinto procedimento estético não cirúrgico mais realizado no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para que serve?

Regiões como as bochechas, sobrancelhas e pescoço sofrem com a ação do tempo e tendem a cair mais rapidamente. Os fios de suspensão também amenizam rugas e o bigode chinês. São utilizados para preenchimento – estímulo de colágeno – e correção da flacidez.

Eles são indicados para:

  • Homens ou mulheres com mais de 30 anos;
  • Pessoas que apresentam queda dos tecidos.

Tipos

Há alguns anos, utilizava-se o “fio russo” ou “fios de ouro”. Eles também estimulavam o colágeno na região, no entanto, os fios não eram absorvidos pelo organismo e exigiam uma microcirurgia para retirá-los.

O avanço da tecnologia permitiu melhorias nos fios de sustentação. Hoje eles são feitos de ácido polilático ou polidioxanona, materiais que são extremamente finos e bioabsorvíveis, ou seja, que não exigem necessidade de retirada dos fios, pois são absorvidos pelo organismo.

Como funcionam os Fios de Suspensão?

Por não ser um procedimento cirúrgico, eles podem ser realizados no próprio consultório com anestesia local.

Existem dois métodos dos fios de suspensão agirem com o estímulo do colágeno:

  1. Aplicação na pele através de agulhas de acupuntura. Somente esse pequeno trauma que a agulha causa na pele já estimula o colágeno.
  2. Os fios são alocados dentro da pele. O nosso organismo vai, automaticamente, degradar os fios por hidrólise. Conforme o fio é absorvido pelo nosso corpo, as células vão produzir colágeno e depositá-lo no lugar que o fio ocupava.

Resultados

A aplicação por meio de agulhas de acupuntura tem resultado quase imediato, enquanto os fios alocados podem levar de 6 a 8 meses para estimular a produção de colágeno.


Os efeitos duram de 3 a 5 anos, se todas as manutenções forem realizadas em dia.

Quantas sessões são necessárias para os fios de suspensão?
Apenas uma sessão é suficiente para que o processo tenha efeito.
Qual o tempo de intervalo entre cada?
Cada sessão dura cerca de 30 minutos.
A aplicação dos Fios de Suspensão dói?
A dor depende da sensibilidade de cada paciente. No entanto, para realizar o tratamento com mais conforto e tranquilidade, opto por aplicar a anestesia local.
Existe algum cuidado após o tratamento?
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, recomendo seguir algumas orientações pós-tratamento:

Realize compressas frias de 5 a 10 minutos na área tratada logo após o procedimento.
Mantenha a cabeça elevada – o que pode ser feito com o auxílio de um travesseiro – nas primeiras 3 noites e durma com o rosto para cima por 5 noites;
Tenha cuidado na hora de se maquiar, lavar e secar o rosto e se barbear durante os 5 primeiros dias;
Evite o contato com a luz solar direta durante 2 semanas;
Evite procedimentos odontológicos, movimentos faciais bruscos ou excessivos e esportes com contato físico durante 3 semanas;
Agende uma consulta de retorno com o cirurgião plástico após uma semana.
Quais as contra-indicações para este tratamento?
Portadores de doenças autoimunes, como a Lúpus, grávidas, pessoas com alergia a algum componente da formulação, com infecção no local a ser tratado ou em processo de amamentação não podem realizar o tratamento.
Existe algum efeito colateral?
É normal que, logo após o procedimento, o rosto apresente ondulações, assimetrias e depressões que somem em poucas horas. Dores leves nos locais de aplicação e edema (inchaço) também são comuns nos primeiros 5 dias.

Sobre o Dr. Enio

Tenho formação completa pela USP e, desde então, dedico minha vida à cirurgia plástica. Sempre prezo pelos detalhes, segurança e acompanhamento especial de cada paciente.

Blog