Bioestimulação

O que é?

Com o passar dos anos, é natural que a pele diminua a produção de colágeno, o que a torna mais áspera, sem brilho e ocasiona a flacidez e rugas. Se essas adversidades te incomodam, saiba que eu posso te ajudar.

A Bioestimulação é uma técnica segura e eficaz para o tratamento da flacidez facial e corporal. Ela é realizada por meio de uma injeção de substâncias biocompatíveis na pele para estimular o colágeno e pode ser feita especialmente no rosto, pescoço, colo, mãos, entre outros.

Muitas pessoas confundem esse procedimento com o preenchimento facial, no entanto, a Bioestimulação é feita superficialmente na pele, ao contrário do preenchimento que pode ser injetado em várias camadas.

Para que serve?

A Bioestimulação promove a regeneração dos tecidos através da ativação das células que produzem o colágeno. Dessa forma, apresenta melhora na qualidade da pele ao deixá-la mais lisa, firme e com aparência mais jovem.

Ela é indicada para:

  • Flacidez do rosto;
  • Flacidez cutânea dos flancos e coxas;
  • Pessoas que possuem o umbigo triste (flacidez no abdômen);
  • Pessoas com mais de 30 anos – período em que a pele diminui a produção de colágeno.

Tipos

Conheça alguns tipos de bioestimuladores utilizados para o rejuvenescimento e melhora da flacidez:

Sutura Silhouette: Proporciona elevação imediata, discreta e regenera a produção do colágeno. Ele utiliza o ácido polilático moldado na forma de fios absorvíveis. Tem efeitos imediatos e naturais no combate às rugas e flacidez e podem durar até 18 meses.

Radiesse: Composto pela hidroxiapatita de cálcio, esse bioestimulador recupera a firmeza e a elasticidade, ideal para a face, mãos e pescoço. Os resultados podem durar de 18 a 25 meses.

Sculptra: Composto pelo ácido polilático, esse bioestimulador é injetável e totalmente absorvível pelo organismo que atua de dentro para fora. Ele repõe o volume perdido pela ação do tempo e proporciona uma aparência natural. Os resultados podem durar até 25 meses.

Como é feita a Bioestimulação?

Primeiramente, sempre escolha um médico especialista para realizar o procedimento e evitar complicações, afinal, o responsável pela aplicação precisa conhecer a anatomia tecidual de forma profunda e completa.

A aplicação é feita com uma agulha ou cânula. A agulha aplica o produto de ponto a ponto enquanto a cânula realiza movimentos pendulares e espalha a substância na área a ser tratada.

O conhecimento detalhado da substância usada para o procedimento também é importante para otimizar os resultados. Cada local a ser bioestimulado será marcado conforme a necessidade do tratamento.

Resultados

Os resultados da Bioestimulação são graduais. A melhora no aspecto, textura e tônus da pele surgem naturalmente ao longo das semanas seguintes ao tratamento e podem durar de 18 a 25 meses.

Quantas sessões são necessárias e qual o tempo de intervalo entre cada?
Depende do tipo de pele, das necessidades e expectativas de cada indivíduo e só uma avaliação médica poderá definir a quantidade de sessões. No geral, recomenda-se, no máximo, 6 sessões com intervalos que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo de cada paciente.

Cada sessão dura cerca de 30 a 40 minutos e pode ser realizada durante o período de 3 a 6 meses.
A Bioestimulação dói?
Normalmente causa um leve desconforto, mas depende muito da sensibilidade de cada paciente.
Existe algum cuidado após o tratamento?
É importante ter alguns cuidados com a pele, como o uso de protetor solar diariamente, uso de cremes hidratantes após o banho e a ingestão de dois litros de água para hidratar a pele de dentro para fora. Ou seja, são cuidados básicos que devemos realizar sempre.
Quais as contra-indicações para este tratamento?
O procedimento não é recomendável para pessoas com alguma infecção na região em que o produto será aplicado. Grávidas também devem evitar o tratamento.
Existe algum efeito colateral?
Depende da sensibilidade de cada paciente. Alguns apresentam leve vermelhidão, hematomas ou inchaço, mas esses efeitos tendem a sumir em menos de uma semana.

Sobre o Dr. Enio

Tenho formação completa pela USP e, desde então, dedico minha vida à cirurgia plástica. Sempre prezo pelos detalhes, segurança e acompanhamento especial de cada paciente.

Blog