As rugas causam preocupação entre a maioria das pessoas. Isso porque são causadas pelo passar da idade, ou seja, fazem parte de um processo natural que ocorrerá com todo ser humano, o envelhecimento. Neste post, vamos apresentar outros 8 hábitos que causam rugas. Continue a leitura!

Conforme a pele se torna mais frágil e recebe maior quantidade de sol, afeta o envelhecimento saudável. Por isso mesmo, você confere abaixo como esses e outros hábitos estão relacionados ao aparecimento de rugas:

  • Alta exposição solar

A alta exposição solar, ainda mais sem proteção, causa o envelhecimento da pele, que se manifesta especialmente por meio de manchas, rugas e alteração do tônus mais precocemente.

  • Uso exagerado de expressões faciais

Ainda que involuntariamente, algumas pessoas acabam contraindo os músculos faciais inúmeras vezes por dia, a fim de demonstrar expressões sobre determinadas situações.

Vale lembrar que, a grande utilização da musculatura da face vai formando vincos na pele e, posteriormente, rugas. Além disso, você não precisa parar de se expressar, mas evitar tiques, como franzir a testa o tempo todo, é uma recomendação importante para não marcar a pele, por exemplo.

  • Tabagismo

O cigarro é um grande inimigo da beleza da pele e da sua saúde, pois possui inúmeras toxinas que agem quebrando as fibras colágenas e elásticas, resultando em uma pele mais enrugada, sem vida.

  • Consumo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas promove o aumento dos radicais livres (que afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce, entre outros problemas) e dificulta a absorção de vários nutrientes.

  • Estresse

Situações de estresse alteram o funcionamento do organismo humano, além disso, o estresse provoca o aumento de radicais livres, o que resulta em danos à pele.

  • Dormir pouco ou mal

É durante o sono que são produzidos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Sem boas horas de sono, a renovação celular é prejudicada.

  • Ter uma má alimentação

É preciso seguir uma dieta equilibrada também para garantir a saúde e a beleza da pele.

Uma alimentação rica em vegetais, frutas variadas, leguminosas, cereais e hortaliças são as melhores proteções contra os fenômenos da natureza e também aos vilões naturais (como poeira, vento sujo), que são inimigos da pele. Afinal, as substâncias encontradas nesses alimentos são antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

  • Não retirar a maquiagem

Uma boa maquiagem pode ser utilizada ao longo dia, inclusive até ajudando a proteger a pele da radiação solar. Mas ela deve ser retirada antes de dormir, caso contrário, irá obstruir os poros e causar danos à pele.

Identificar e evitar os fatores acima ajuda na prevenção, mas de fato, o aparecimento das rugas está relacionado ao envelhecimento da pele, como consequência da idade.

A aparência “envelhecida” de algumas pessoas é nítida até antes do tempo. Seja por genética, carências alimentares ou pela exposição contínua ao sol sem usar protetor solar, de fato elas irão aparecer.

Os locais mais frequentes das rugas são olhos, no colo, na testa, no pescoço e ao redor da boca.  Para evitá-las ou retardar o seu aparecimento, temos que cuidar de nossa pele no dia a dia mesmo, principalmente usando o básico que é o protetor solar e um hidratante para rosto. Quando passar o hidratante, lembre-se também das mãos!

Gostou do artigo? Acesse o meu blog! Você possui alguma dúvida ou já realizou algum procedimento para evitar rugas? Mande-me nos comentários suas experiências, quero poder te ajudar e conhecer você!

Dr. Enio Giacchetto
Compartilhar
Publicado por
Dr. Enio Giacchetto

Posts Recentes

O que é Lipoaspiração e quais seus benefícios?

A Lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados no meio estético, especialmente por quem não…

4 anos Atrás

O que fazer para diminuir os seios?

Muitas mulheres sofrem com dores nas costas ou simplesmente se incomodam com o grande volume…

5 anos Atrás

Quais os tipos de prótese mamária?

Ter os seios maiores e bonitos é o desejo de muitas mulheres que vão em…

5 anos Atrás

Lipo-Abdominoplastia: Para que serve?

As gorduras localizadas e a flacidez da pele são as maiores queixas de muitas pessoas.…

5 anos Atrás

Qual o melhor tratamento para bolsas de gordura em torno dos olhos?

A região dos nossos olhos sempre está em destaque e a exposição pode deixar a…

5 anos Atrás

Os melhores procedimentos estéticos para fazer aos 40 anos

O rosto começou a mostrar os sinais do tempo e, com isso, se inicia uma…

5 anos Atrás