A cirurgia para ex-obesos, ou Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica, é o procedimento que corrige as deformidades causadas por grande perda de peso, que é o que ocorre após a cirurgia bariátrica – procedimento de redução de estômago para pessoas com obesidade.
As consequências da bariátrica costumam acarretar prejuízos na postura, no equilíbrio, na integração social, na vida sexual e ainda acentuar dermatites entre as dobras da pele.
Após a cirurgia, o paciente precisa de acompanhamento adequado para que não apresente problemas importantes para a saúde, como deficiências nutricionais. Porém, para muitos o principal problema não é esse.
Mesmo que perca uma quantidade considerável de gordura corporal, aquela pessoa continuará “habitando” a mesma pele, que estava acostumada a comportar um volume muito maior.
Isso significa que, mesmo que olhe no próprio espelho e veja uma pessoa magra, o paciente irá se deparar com um contorno corporal diferente do que ele desejava. Haverá sobras de pele em diversas regiões do corpo.
O abdômen, a parte posterior do braço e as coxas estão entre as regiões do corpo que mais apresentam essas sobras. Dependendo do volume perdido, pode haver outras partes afetadas como rosto e papada. No caso das mulheres, as mamas também tendem a ficar muito flácidas.
Portanto, mesmo que a balança mostre que a pessoa está magra, o fato é que ela ainda não se sente confortável com o próprio corpo.
As sobras podem produzir volumes estranhos e incômodos sob as roupas, e muitos pacientes se sentem inibidos para utilizar principalmente trajes de banho ou roupas mais frescas e abertas no verão.
É nesse contexto que a cirurgia plástica se mostra como uma excelente alternativa para corrigir esse problema.
A Pós-Bariátrica deve ser feita quando a meta de peso estimulada pelos profissionais que auxiliam o paciente for atingida ou quando o peso for estabilizado, que se dá em 1 ou 2 anos após o primeiro procedimento.
E é importante frisar que o paciente que procura uma cirurgia plástica pós bariátrica deve permanecer com suas mudanças de hábitos, buscando sempre mais qualidade de vida.
Afinal, a cirurgia plástica é capaz de promover um corpo mais delineado, mas é preciso levar a sério o pós operatório e também o novo estilo de vida que deverá ser adotado, de maneira que o resultado conquistado dure muito mais tempo.
O excesso de pele e a flacidez são problemas que a maioria das pessoas que perderam muito peso enfrentam. Como em geral isso acontece na extensão de todo o corpo, a cirurgia para ex-obesos faz um lifting corporal completo, combinando várias técnicas de reestruturação.
Entre elas, estão:
Mamoplastia – levantamento das mamas;
Abdominoplastia – retirada do excesso de pele abdominal;
Lifting Crural – retirada do excesso de pele das coxas;
Braquioplastia – retirada do excesso de pele dos braços;
Gluteoplastia – colocação de próteses de silicone nos glúteos;
Lipoaspiração – retira gorduras localizadas;
Ritidoplastia – ameniza flacidez facial.
Se trata de uma cirurgia bastante complexa e, por isso, é importante que o paciente esteja em ótimas condições para se submeter à ela.
O primeiro passo é a avaliação do estado e alimentar da pessoa para saber se falta de algum suplemento. Em seguida ocorre o planejamento cirúrgico por meio da realização de exames pré-operatórios.
Com formação completa pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições mais reconhecidas e conceituadas do país, tenho minha vida dedicada a Cirurgia Plástica. Para me conhecer melhor, acesse meu Currículo.
A Lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados no meio estético, especialmente por quem não…
Muitas mulheres sofrem com dores nas costas ou simplesmente se incomodam com o grande volume…
Ter os seios maiores e bonitos é o desejo de muitas mulheres que vão em…
As gorduras localizadas e a flacidez da pele são as maiores queixas de muitas pessoas.…
A região dos nossos olhos sempre está em destaque e a exposição pode deixar a…
O rosto começou a mostrar os sinais do tempo e, com isso, se inicia uma…