Como diminuir as mamas?

Além dos motivos estéticos, mulheres com seios grandes têm a possibilidade de desenvolver dores na coluna, problemas de postura, entre outros. Por isso, diminuir os seios, muitas vezes, pode ser não só uma questão de estética, mas também de saúde. Veja a seguir como diminuir as mamas.

Principais problemas causados por mamas grandes

Queixas em relação ao tamanho e flacidez dos seios são muito comuns e entre os principais problemas estão:

Problemas nas costas – Muitas mulheres com seios grandes sofrem dores nas costas. Isto porque todo o peso da parte da frente do corpo é suportado pela coluna, que pode muitas vezes ceder à pressão e alterar a postura. Isto força, por vezes, as mulheres a esconder o peito inclinando os ombros para a frente e o peito para trás.

Dificuldade para realizar atividades desportivas – Além de uma atividade desportiva mais intensa aumentar as dores nas costas, o seio quando grande demais é um obstáculo à prática de desportos que requeiram de movimentos mais bruscos, como a corrida.

Flacidez e Ptose (queda) – O seio é essencialmente constituído por tecido glandular e tecido adiposo (gordura), sendo mais propensos a queda nos seios maiores e pesados. Assim, as mamas vão progressivamente perdendo firmeza, afetando a auto-imagem e autoestima da mulher.

Problemas dermatológicos – Adicionalmente a todos os pontos anteriormente mencionados, os seios quando muito grandes podem também acarretar problemas dermatológicos, como erupções e infecções na pele.

Opções para diminuir as mamas

Perder peso

Uma das maneiras para reduzir o tamanho dos seios é com a perda de peso. Um bom plano de redução da gordura corporal é baseado em duas coisas: dieta e exercício físico. Agora, você deve estar se perguntando: como a redução de gordura corporal pode me ajudar na redução do tamanho da mama?

Como já dito anteriormente, a mama é composta principalmente de tecido glandular e gordura, portanto, a redução da gordura corporal resultará na diminuição do tamanho dos seios. Este método é relativamente eficaz, porém é acompanhado de flacidez e queda da mama.

Cirurgia Plástica

A Mastopexia é a cirurgia para levantar e remodelar a mama. Correção de queda, flacidez, ajuste de volume (aumentar, manter ou diminuir) e melhora da forma são os objetivos. Lembrando que uso da prótese mamária pode ser associado para ganho de volume, e melhor definição do colo e firmeza nos seios

É o procedimento ideal para mulheres que sofram com queda e flacidez.

Já a Mamoplastia Redutora é a cirurgia que consiste na redução das mamas quando estas se encontram em tamanho e peso desproporcionais. O excesso de pele, tecido glandular e gordura são removidos para redução ao tamanho adequado e as mamas são levantadas.

Mulheres que possuem mamas excessivamente grandes são as principais candidatas à Mamoplastia Redutora.

Como definir se a cirurgia é a melhor opção?

Não há uma fórmula matemática, mas sim a avaliação do contexto. O exame físico é corroborado pelos sintomas.

A paciente deve informar se a mama é motivo de desconforto, sendo essa queixa baseada em uma questão puramente estética ou em incômodos físicos.

Por exemplo, pode perceber que está ficando corcunda, apresentar dores frequentes nos ombros, ou, apenas querer que o seio fosse menos flácido. De qualquer forma, todas as informações são avaliadas.

Cirurgia Plástica pós gravidez

A gravidez é um importante fator na aceleração da ptose (queda) mamária. A Mastopexia, como vimos anteriormente, tem como objetivo reverter este quadro, suspendendo a mama e retirando o excesso de pele existente.

Mas após a cirurgia, o movimento dos braços fica limitado, tendo que evitar esforços físicos por pelo menos 30 dias.

Além do mais, é preciso respeitar o tempo que o organismo necessita para se recuperar das transformações pelas quais ele passou no período de gravidez, por isso é preciso esperar pela hora certa para fazer novas mudanças no corpo.

Órgãos como coração, fígado e rins precisam de dois meses para se recuperar da compressão que o bebê causou durante a gestação. E os cuidados com o bebê exigem muito do corpo da mãe.

Por essa razão, cirurgias plásticas são recomendadas, no mínimo, seis meses após o término da gestação.

Conclusão

Muito além de ser apenas uma preocupação estética, muitas mulheres procuram a cirurgia para diminuir as mamas por uma questão de saúde.

O excesso de peso nos seios pode causar dores nas costas e até mesmo problemas de coluna. Há ainda aquelas que sofrem com assaduras na parte inferior do peito e com dores e machucados constantes nos ombros por causa da alça do sutiã.

Dr. Enio Giacchetto
Compartilhar
Publicado por
Dr. Enio Giacchetto

Posts Recentes

O que é Lipoaspiração e quais seus benefícios?

A Lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados no meio estético, especialmente por quem não…

5 anos Atrás

O que fazer para diminuir os seios?

Muitas mulheres sofrem com dores nas costas ou simplesmente se incomodam com o grande volume…

5 anos Atrás

Quais os tipos de prótese mamária?

Ter os seios maiores e bonitos é o desejo de muitas mulheres que vão em…

5 anos Atrás

Lipo-Abdominoplastia: Para que serve?

As gorduras localizadas e a flacidez da pele são as maiores queixas de muitas pessoas.…

5 anos Atrás

Qual o melhor tratamento para bolsas de gordura em torno dos olhos?

A região dos nossos olhos sempre está em destaque e a exposição pode deixar a…

5 anos Atrás

Os melhores procedimentos estéticos para fazer aos 40 anos

O rosto começou a mostrar os sinais do tempo e, com isso, se inicia uma…

5 anos Atrás