Como recuperar os seios após gestação?

Estrias, flacidez e queda são alguns dos problemas mais comuns enfrentados durante ou após a gestação. Afinal, os seios passam por essas mudanças para se prepararem para amamentação, o que é de fato algo espetacular. Mas, é preciso ceder aos resultados? Nem sempre. Veja como recuperar os seios após a gestação.

Flacidez na pele

A flacidez é uma grande inimiga feminina. Seja pela força da gravidade, perda de peso, herança genética ou outros motivos, qualquer mulher corre o risco de ficar com seios flácidos e caídos. Ainda mais após o nascimento do bebê e todos os fatores decorrentes.

E por mais que a beleza seja algo relativo, essas mudanças no corpo implicam muitas vezes em baixa autoestima. Mas é possível reverter esse quadro? Claro que é. Acompanhe.

Seios na gravidez: o que muda?

As mudanças nos seios são uns dos principais sintomas da gravidez. Por volta da sexta semana de gestação, os seios começam a ficar mais sensíveis, por vezes dolorosos, e passam a aumentar de tamanho.

Continuam a crescer durante toda a gravidez devido ao desenvolvimento do tecido glandular produtor de leite. Embora muitas vezes desconfortáveis, essas transformações têm um importante propósito: preparar o corpo para a amamentação.

Você também pode sentir uma certa coceira nos seios à medida que a pele se esticar, e ainda tem chances de se defrontar com as temidas estrias na região. Mas o que costuma incomodar mais as mulheres, principalmente após o momento de amamentação, é a aparência de seios flácidos e caídos.

Afinal, dar de mamar deixa o peito caído?

Um dos primeiros fatores que levam uma mulher a não querer amamentar mesmo antes de querer ter um filho é a afirmativa de que os peitos caem devido à amamentação. Não é a amamentação que faz os peitos caírem, mas sim a gestação em si.

Outro fator essencial para que o seio da mulher se modifique é o genético (se sua mãe tem seios flácidos você também tem maior propensão de ter, independente de gestações).

Assim como o número de gestações (quanto mais filhos você tem, maior é o risco de seus seios ficarem mais flácidos). Isso porque os seios crescem durante a gravidez e o “estica e volta” faz a pele não voltar como antes.

Solução para seios caídos e flácidos depois da gravidez

Nesse momento, pouca coisa pode ser feita, pois as mamas ainda estão bem volumosas e a parte de prevenção com cremes, boa alimentação e exercícios, já passou. Mas há alguns tratamentos que podem trazer seus seios de volta.

Para fazer em casa

Use um sutiã bem reforçado para oferecer sustentação aos seios. Dormir com a peça diminui o desconforto provocado pelo excesso de volume e pode ajudar a impedir a queda.

Hidrate a pele da mama, mas se ainda estiver amamentando, só use cremes específicos para essa fase – se necessário, use uma bomba para retirar o excesso de leite e evitar que os seios fiquem cheios por muito tempo.

Tratamentos estéticos

Alguns tratamentos estéticos modernos atuam usando métodos que podem amenizar ligeiramente a flacidez da mama. Para os casos de flacidez leve pode ser indicado a Radiofrequência.

Procedimento que gera calor nas camadas profundas da pele da mama e estimula a contração e produção de colágeno, o que ajuda a firmar os seios e dar um aspecto tonificado.

Cirurgia Plástica: a solução que mais agrada

Em casos de flacidez elevada, queda (chamada pelos médicos de ptose) e excesso de pele, a cirurgia plástica é a melhor alternativa.

De acordo com o tamanho, nível de flacidez e queda é indicada uma dentre 3 opções de cirurgia. Abaixo, explicamos melhor cada opção.

Mamoplastia de aumento(Silicone)

A Mamoplastia de aumento é a cirurgia que aumenta os seios oferecendo várias opções de modelos de implantes.

Lemb

rando que a relação entre base, projeção e volume são as principais características dentre as variáveis na escolha da prótese, a qual é feita mediante avaliação criteriosa e de acordo com o biotipo e com o resultado desejado pela paciente.

Mamoplastia Redutora

A Mamoplastia Redutora é a cirurgia para redução do tamanho e correção da flacidez e queda de mamas muito grandes. O excesso de pele, tecido glandular e gordura são removidos e as mamas são levantadas.

O procedimento traz um resultado com seios de tamanho proporcional e sem queda.

Mastopexia

A Mastopexia é a cirurgia para remodelar e melhorar a estética da mama. Correção de queda, flacidez, ajuste de volume (aumentar, manter ou diminuir) e melhora da forma são os objetivos. O uso da prótese mamária pode ser associado para ganho de volume e melhor definição do colo e firmeza nos seios.

Quando poderei realizar a cirurgia e ter meus seios de volta?

Opções de procedimentos não faltam para reverter o quadro da flacidez de uma vez por todas. Mas é preciso lembrar que após qualquer uma das 03 cirurgias citadas, o movimento dos braços fica limitado, tendo que evitar esforços físicos por pelo menos 30 dias.

Além do mais, é preciso respeitar o tempo que o organismo necessita para se recuperar das transformações pelas quais ele passou no período de gravidez, por isso é preciso esperar pela hora certa para fazer novas mudanças no corpo.

Órgãos como coração, fígado e rins precisam de dois meses para se recuperar da compressão que o bebê causou durante a gestação. E os cuidados com o bebê exigem muito do corpo da mãe.

Por essa razão, cirurgias plásticas nas mamas são recomendadas, no mínimo, seis meses após o fim da amamentação, ok?


Dr. Enio Giacchetto

Posts Recentes

O que é Lipoaspiração e quais seus benefícios?

A Lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados no meio estético, especialmente por quem não…

4 anos Atrás

O que fazer para diminuir os seios?

Muitas mulheres sofrem com dores nas costas ou simplesmente se incomodam com o grande volume…

5 anos Atrás

Quais os tipos de prótese mamária?

Ter os seios maiores e bonitos é o desejo de muitas mulheres que vão em…

5 anos Atrás

Lipo-Abdominoplastia: Para que serve?

As gorduras localizadas e a flacidez da pele são as maiores queixas de muitas pessoas.…

5 anos Atrás

Qual o melhor tratamento para bolsas de gordura em torno dos olhos?

A região dos nossos olhos sempre está em destaque e a exposição pode deixar a…

5 anos Atrás

Os melhores procedimentos estéticos para fazer aos 40 anos

O rosto começou a mostrar os sinais do tempo e, com isso, se inicia uma…

5 anos Atrás